quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

5 Dicas de Organização da casa

Uma das coisas que mais procuro na internet são dicas para se manter organizada. Dois motivos um deles é realmente organizar meu dia a dia e minha casa. Confesso que ainda não consegui ser assim e manter tudo em ordem. O outro motivo é me motivar. Para obtermos resultados é necessário ter disciplina, métodos e motivação.
Vamos deixar de conversa e vou passar algumas dicas.

Primeiro método que dá certo aqui em casa é:  anotar tudo que preciso fazer. Isso ajuda para liberar sua mente dessa responsabilidade. Aí você só verifica e vai fazendo numa sequência. Se você não sabe como fazer isso, em breve vou colocar a disposição aqui um planner que tem me ajudado bastante.

Segundo: estabeleça prioridades de organização. É provável que você nunca chegue a 100% de organização porque o dia a dia tende a desorganizar, isso ocorre quando uma casa está ativa e em movimento. Isso também é saudável! Se você passa o dia fora e quando chega bagunça a cozinha, preocupe-se em deixá-la limpa ao final para que a louça não fique para o outro dia. Meu dia começa bem quando acordo com minha cozinha arrumada.

Terceiro: estabeleça uma rotina. Dias de lavar a roupa, dias de passar e guardar, dia de fazer feira e cozinhar, além da rotina diária de manutenção.

Quarto: defina locais adequados para cada coisa. Cada cômodo deve ter apenas o que é dele. Selecione tudo que esta em local errado e vá colocando em uma caixa, depois deixe cada coisa no cômodo que deveria estar. Em um saco, recolha tudo que é lixo espalhado pela casa. Em dia de organização mais pesada selecione em uma caixa coisas para consertar ou doar. A partir daí poderá arrumar de fato cada cômodo. Ou os estabelecidos para o dia. É muito importante desapegar do que não se utiliza para ganhar novos espaços e ter uma melhor organização. Isso deixará você e sua casa mais leves!

Quinta dica é limpar. Isso mesmo! Quando você deixa tudo limpo e cheirosinho o cérebro entende que “dá pena sujar” aí a tendência é a manutenção.
Envolva todos da casa nessa tarefa para que a arrumação seja melhor sucedida e mantida. Nem sempre isso é possível,  mas tente de forma agradável e amigável convencer os outros integrantes da casa. Todos vão gostar de viver em um ambiente harmônico e saudável.

Então mãos a obra! E tudo organizado! 
Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário